Páginas

domingo, 24 de novembro de 2013

ENCERRAMENTO DO ANO DA FÉ

 
O encerramento do Ano da Fé ocorre neste dia 24 de dezembro de 2013: Domingo de Cristo Rei, Dia dos Leigos(as), conclusão do Ano Litúrgico e início da Campanha Nacional para a Evangelização, que se prolongará até o 3º Domingo do Advento. Isso nos diz que a fé por nós professada, supõe também nosso esforço missionário e evangelizador para que a Boa Nova chegue a todos. Ao mesmo tempo que acolhemos o Reino de Deus como suprema graça, somos todos chamados a participar do Reino de Deus neste mundo mediante nossa vida na fé. Um Reino de paz, de amor, de justiça, de santidade. Aos cristãos leigos(as) dizemos que todos são chamados a participar ativamente da vida e da missão evangelizadora da Igreja, especialmente, através do testemunho cristão nos diversos ambientes da sociedade. Bendizemos a Deus e agradecemos os fiéis leigos que tanto se dedicam à Igreja, nos diversos movimentos, pastorais e serviços.
 
            Ao longo do Ano da Fé, proclamado pelo Papa Emérito Bento XVI, em 11 de outubro de 2012, nos 50 anos da abertura do Concílio Vaticano II, nós fomos encorajados a reavivar, aprofundar, renovar nosso encontro pessoal e comunitário com Jesus, e fortalecer as raízes da nossa fé cristã católica. Estudamos as razões que temos para crer e os conteúdos da nossa fé para testemunhá-la publicamente, professá-la com convicção e praticá-la com alegria. Houve um esforço geral em valorizar mais a fé sob as várias iniciativas. Destacamos dois eventos inesquecíveis que impulsionaram a redescoberta da fé: a renúncia de Bento XVI e a eleição do Papa Francisco.
 
            A fé é de fato um precioso dom de Deus. É importante permanecer encantado com a fé: progredir e produzir seus frutos mediante uma vida reta. E quando vivenciada com esforço e dedicação jamais se enfraquecerá nem se extinguirá. A vida sem a luz da fé perde o rumo e a esperança. Permaneçamos unidos à Igreja, pois assim não estaremos sozinhos, mas contaremos com a ajuda de tantos irmãos. Que nossa fé se fortaleça, cresça e produza frutos abundantes, nutrida por nossos encontros com Deus: na sua Palavra viva e eficaz; na oração pessoal e comunitária; na participação da Missa dominical; na prática das virtudes humanas e cristãs, especialmente da caridade e da justiça; na valorização e uso freqüente do Catecismo da Igreja Católica, instrumento precioso para a instrução e o conhecimento da nossa fé.
 
Esta querida Diocese de Guarabira encerra o Ano da Fé em comunhão com o Papa Francisco, na Praça da Catedral N. Sra. da Luz, às 15h30. E todos podem obter a graça especial da indulgência plenária, observando as condições que a Igreja normalmente põe: arrependimento dos pecados e confissão sacramental, participação da Santa Missa, renovação da Profissão de Fé e oração nas intenções do Papa e da vida e da missão Igreja. 


         Encerra-se o Ano da Fé, mas continua a sua proposta de uma fé: professada, celebrada e vivenciada. A Porta da Fé (Porta Fidei) não se fecha, mas permanece aberta para levar luz (Lumen Fidei), esperança, paz, amor e alegria a todos. Agradeçamos a Deus o dom da fé e ao Papa Francisco pelo presente da Exortação Apostólica “A Alegria do Evangelho” (Evangelii Gaudium) sobre o anúncio do Evangelho no mundo atual. Continuemos a pedir, com insistência, como os apóstolos: “Senhor, aumentai a nossa fé!” (cf Lc 17,5). Enfim, Bote Fé! Ponha Fé em Cristo, sempre!
 

Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena – Bispo de Guarabira(PB)


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário