Páginas

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Cidade de Vitória - ES será sede do 9º MUTICOM

O 9º Mutirão Brasileiro de Comunicação vai acontecer na cidade de Vitória (ES). O anúncio foi feito pela Ir. Élide Fogolari, assessora de comunicação da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação, da CNBB, no encerramento do 8º Muticom, na tarde desta quinta-feira (31). O evento vai acontecer no período de 15 a 19 de julho, e vai debater o tema “A ética na comunicação”. Esta será a segunda vez que a capital capixaba sedia um Mutirão de Comunicação.

De acordo com Dom Wladimir Dias, bispo auxiliar de Vitória (ES), a ideia da cidade sediar o encontro foi recebida com alegria pelos bispos do regional. “Nós começamos a planejar o 9º Muticom desde o mês de maio. Vamos trazer para esta edição, o tema da ética na comunicação, que pretende gerar um bom debate com os participantes. A nossa expectativa é de reunir muitos comunicadores, em nossa cidade”, ressalta.

Solenidade de encerramento

A solenidade de encerramento do 8º Muticom contou com um momento de homenagens às rádios rurais do estado do Rio Grande do Norte, concedidas pela Signis Brasil. A Ir. Helena Corazza, presidente da associação, no Brasil, afirmou que a homenagem é uma forma de incentivo aos veículos, tendo em vista os diversos desafios da comunicação na atualidade. “Aqui, no Rio Grande do Norte, foi onde teve a semente plantada e germinada da educação rural. Nada mais justo do que prestar esta singela homenagem a esses meios”, destaca. Receberam a comenda, as Rádios Rurais de Natal, Caicó e Mossoró.

Encerrando o evento, a avaliação dos organizadores é positiva. A Ir. Élide Fogolari considera que o Mutirão gerou um importante debate sobre a comunicação e a cidadania. “Foi um mutirão lindo. Em todos os dias, tivemos a participação de pessoas que incentivaram um importante debate acerca da comunicação e cidadania, e esse conhecimento, nós vamos levar e aplicar em nossas dioceses e paróquias”, comemora.

Para o coordenador geral do evento, o Padre Edilson Nobre, o sentimento é de agradecimento. “Ao final de um evento como este, a nossa palavra é de gratidão aos participantes, e, principalmente, àqueles que trabalharam para a concretização deste momento. Tudo que pudemos experimentar nesses dias foi fruto de muito trabalho”, frisa.

Esta edição do Muticom aconteceu pela primeira vez em parceria com uma Universidade pública. Segundo o professor do Departamento de Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e coordenador acadêmico do 8º Muticom, Juciano Lacerda, a parceria entre as instituições gerou bons resultados. “A realização deste evento significou a possibilidade de intercâmbio da comunicação feita nas comunidades e academia, gerando troca de experiências”, diz.

O evento encerrou com a apresentação da cantora paraibana Elba Ramalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário