Páginas

domingo, 3 de novembro de 2013

Creio na comunhão dos santos


Depois de ter confessado “a santa Igreja Católica”, o Símbolo dos Apóstolos acrescenta "a comunhão dos santos". Este artigo é, em certo sentido, uma explicitação do anterior: pois “que é a Igreja, senão a assembleia de todos os santos?” (Nicetas) A comunhão dos santos é precisamente a Igreja.

  A comunhão da Igreja do céu e da terra: “De modo nenhum se interrompe a união dos que ainda caminham sobre a terra com os irmãos que adormeceram na paz de Cristo: mas antes, segundo a constante fé da Igreja, essa união é reforçada pela comunicação dos bens espirituais” (Lumen Gentium, 49).

 A intercessão dos santos: “Os bem-aventurados, estando mais intimamente unidos com Cristo, consolidam mais firmemente a Igreja na santidade. [...]. A nossa fraqueza é, assim, grandemente ajudada pela sua solicitude fraterna” (Lumen Gentium, 49). “Não choreis que eu vos serei mais útil depois da morte e vos ajudarei mais eficazmente que durante a vida” (São Domingos). “Quero passar o meu céu a fazer o bem sobre a terra” (Santa Teresinha do M. Jesus).

A comunhão com os santos [...]: “Pois, assim como a comunhão entre os cristãos ainda peregrinos nos aproxima mais de Cristo, assim também a comunhão com os santos nos une a Cristo, de quem procedem […] toda a graça e a própria vida do povo de Deus” (Lumen Gentium 50). […]

 Na única família de Deus: “Todos os que somos filhos de Deus e formamos em Cristo uma família, ao comunicarmos uns com os outros na caridade mútua e no comum louvor da Santíssima Trindade, correspondemos à íntima vocação da Igreja” (Lumen Gentium 51).

Resumindo: A Igreja é “comunhão dos santos”: esta expressão designa, em primeiro lugar, as “coisas santas” e, antes de mais, a Eucaristia, pela qual “é representada e se realiza a unidade dos fiéis que constituem um só corpo em Cristo” (Lumen Gentium 3). Este termo também designa a comunhão das «pessoas santas»  em Cristo, que morreu por todos (2Cor 5,14), de modo que o que cada um faz ou sofre por Cristo e em Cristo reverte em proveito de todos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário