Páginas

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Abraço e bênção do Papa a meninas com síndrome de Rett


Antes desta audiência Geral, o Papa Francisco encontrou-se na Sala Paulo VI com umas 50 meninas portadoras da Síndrome de Rett, acompanhadas dos familiares.
 
A síndrome de Rett é uma patologia progressiva do desenvolvimento neurológico que atinge quase exclusivamente as meninas.
A doença recebeu o nome do cientista que sobre ela escreveu pela primeira vez, Andreas Rett, em 1966. Trata-se de uma patologia congénita, não é imediatamente evidente, manifestando-se a partir do segundo até o quarto ano de vida. Atinge uma pessoa em cada 10.000.
Com estas meninas e seus familiares, o Papa trocou algumas palavras amigas, rezou uma Ave-Maria e concedeu a bênção apostólica. Não é a primeira vez que o Papa encontra crianças com patologias graves. A 4 de outubro, no dia que passou em Assis, o primeiro encontro do Santo Padre foi com os pequenos pacientes do Instituto Seráfico, especializado no acolhimento e assistência de vários tipos de deficiências. Nessa ocasião, o Papa disse: “Aqui Jesus está escondido nessas crianças, nessas pessoas. No altar adoramos a Carne de Jesus, nelas encontramos as chagas de Cristo – chagas que devem ser ouvidas por quem se diz cristão”.
Já antes, a 31 de maio, na Capela da Casa Santa Marta, o Papa encontrou um grupo de 22 crianças, gravemente doentes, da secção de Oncologia Pediátrica do Hospital “Agostino Gemelli” de Roma. Francisco dialogou de modo simples com elas, dizendo que as crianças são as mais amadas por Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário