Páginas

terça-feira, 1 de outubro de 2013

ESCOLA DIACONAL SÃO LOURENÇO- DIOCESE DE GUARABIRA –PB.


Data de Fundação: março de 2010.
Neste mês de outubro, em que refletimos sobre a vocação missionária na Igreja, queremos trazer bem presente a missão do Diaconado  Permanente, uma vez que  vem hoje sendo como uma exigência pastoral para toda a Igreja. Foi pensando nisto, que Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena – Bispo Diocesano de Guarabira, teve a iniciativa, em 2010, de fundar a Escola Diaconal São Lourenço. Tendo a primeira turma iniciado em março de 2010, por um período de formação de quatro anos, com 17 aspirantes ao diaconato permanente, todos casados, de diversas paróquias desta diocese, tendo como diretor Espiritual o reitor do Seminário São José, Pe. Elias, e o Diác. Antônio de Freitas como Secretario.

Fazendo memória, o Diaconado Permanente foi instituído pelos apóstolos, como podemos ver em Atos 6, 1-6 a imposição das mãos sobre os primeiros sete diáconos: Filipe, Prócoro, Nicanor, Tímon, Pármenas, Nicolau e Estêvão, que foi o primeiro mártir (At. 6,8-7,60). Podemos, ainda, ver outras referências como Fl. 1,1 e 1Tm. 3,8ss.

O Concílio Ecumênico Vaticano II na Constituição Lumen Gentium (LG. 29), pondo em relevo a sua dignidade e enumerando as suas funções  na Igreja, foi regulamentado pelo Papa Paulo VI, em 1967 no Motu Próprio “Sacrum Diaconatus Ordinem”. Em 31 de março desse ano foram promulgados pela Congregação para o Clero as “Normas Fundamentais para a Formação dos Diáconos Permanentes” e “O Diretório do Ministério e da Vida dos Diáconos Permanentes” . Em 2011 a 49º Assembleia Geral da CNBB, em Aparecida, fez a atualização e aprovação do texto, que resultou no  Doc. 96 “Diretrizes para o Diaconado Permanente da Igreja no Brasil” em sua 1ª edição em 2012 ,que trata sobre a formação e vida desse Ministério.

Vale lembrar que após o Concílio Vaticano II, o Diaconado Permanente na America Latina tem sido algo de grande reflexão na Igreja. MEDELLÍN, expressa a necessidade de formar diáconos que sejam capazes de criar novas comunidades cristãs e ativar as existentes (cf.DM, n.13,3.7.20;6,III); em PUEBLA, se reconhece o carisma do diácono como grande eficácia para a realização de uma Igreja servidora e pobre (cf. DP, n.697); Em SANTO DOMINGO, enfatiza-se que o ministério dos diáconos é de importância para o serviço em nosso continente (cf. DSD, n.76) e por último a V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe (2007), realizada em Aparecida, que resultou no importantíssimo documento para a Igreja Latina  o    DOC. DE APARECIDA,  lembra a presença dos diáconos permanentes como discípulos missionários de Jesus Servidor, ordenados para o serviço da Palavra, da caridade e da liturgia (DAp, n.205).

Diante do exposto, podemos perceber que o Ministério do diaconado permanente na Igreja é uma necessidade, e  que não foi instituído para ocupar e nem concorrer com os outros ministérios, como cita LG 29 “Os diáconos receberam o sacramento da Ordem em função do serviço ao Povo de Deus, em união com os bispos e os presbíteros.”.

A Escola Diaconal São Lourenço é hoje composta pelos seguintes candidatos:

01. Antônio Firmino dos Santos – N. Sra. Guadalupe –   
      Nordeste I –  Guarabira –PB.
 02. Antonio Severino de Araújo – Paróquia N. Sra. da
      Conceição – Alagoinha –PB.
 03. Eurípedes Rodrigues da Silva  - Paróquia Nossa
      Senhora da Luz (Catedral) – Guarabira –PB.
 04. Ednaldo Targino Pereira – Paróquia N. Sra. do
      Patrocínio – Remigio –PB.
 05. Geraldo Pereira Leite – Paróquia Nossa Sra. da
      Conceição – Alagoinha –PB.
 06. Gilberto Bezerra Braga – Santíssima Trindade –
      Guarabira –PB.
07. Igonaldo Sobral Luna – Paróquia Sagrado Coração de  
      Jesus – Pilões -PB ;
08. Jailson Victor da Silva – Santíssima Trindade –
      Guarabira –PB.
09. Josevaldo Belarmino dos Santos – Paróquia Nossa   
      Senhora de Guadalupe – Guarabira –PB.
10. João Valério da Silva  – Paróquia de N. Sra. do  
      Livramento de Bananeiras - PB;
11. José Xavier de Lima – Paróquia Nossa Senhora do
      Rosário – Pirpirituba –PB.
12. João Daniel Silva Sobrinho – Paróquia Nossa  
      Senhora da Conceição – Alagoinha –PB.
13. José Barbosa Sobrinho – Paróquia N. Senhora  do
      Rosário/Igreja São Sebastião – Logradouro –PB.
14. João Pereira da Costa – Paróquia Nossa Senhora de
      Guadalupe – Guarabira –PB.
15. José Alves Ferreira – Paróquia Nossa Senhora da Luz  
      (Catedral) Guarabira –PB.
16.  Roberto Luiz de Oliveira – Paróquia N.Senhora da
      Boa Viagem – Alagoa Grande –PB.
17. Roberto Carlos da Silva – Área Pastoral Jesus     
      Ressuscitado – Guarabira –PB.
18. Diácono Antonio de Freitas - Paróquia Nossa
      Senhora da Luz (Catedral) Guarabira –PB.

Por João Valério – Aspirante DP – PASCOM – Bananeiras – PB


Nenhum comentário:

Postar um comentário