Páginas

segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

XI Assembleia Diocesana de Pastoral



A Diocese de Guarabira realizou a sua XI Assembleia Diocesana de Pastoral, nos dias 14 e 15 de dezembro de 2012, em Santa Fé. Estavam presentes quase 200 pessoas: o Bispo Diocesano, os padres, as religiosas, representantes das pastorais, serviços e movimentos, como também uma presença grande de leigos das paróquias. Muitos jovens participaram usando da palavra. A reflexão girou em torno do tema já estabelecido no plano pastoral elaborado no ano passado em assembleia: A MISSÃO VOLTADA PARA A JUVENTUDE NO ANO DA FÉ ATRAVÉS DO DIÁLOGO. O primeiro aspecto muito importante foi tratar da situação da juventude. Depois de PUEBLA onde a Igreja trabalhou a Opção Preferencial Pelos Pobres e Pelos Jovens, a juventude não foi contemplada de forma efetiva na caminhada da Igreja. Não recordo nenhum encontro diocesano que se tenha dado a devida atenção ao tema como nesta assembleia.Constatações: Hoje se fala em JUVENTUDES. A faixa etária é definida dos 15 aos 29 anos. A igreja tem tido contato com jovens em torno dos 15 anos com a crisma. A realidade é altamente diversificada. Não se pode ter a presença dos mesmos jovens na Igreja por muito tempo, devido ao tempo de transição em que vivem.

Na discussão durante a assembléia, chegou-se a perceber: Que a igreja precisa estar nos ambientes onde os jovens estão e que a igreja precisa formar lideranças para trabalhar a realidade. Os jovens devem evangelizar outros jovens; Que não se pode trabalhar a formação dos jovens fora da família; Quando não se dialoga com a cultura não se consegue evangelizar; a evangelização passa a ser um verniz; Que os jovens sejam formados para uma vida de testemunho dentro do mundo, em seus respectivos ambientes; Jovens precisam ser ouvidos; Que em cada paróquia se abra mais espaço para a presença, a formação e a participação dos jovens. A comunidade é o lugar especial da formação. Temos muitos jovens assumindo atividades em nossas comunidades; Que em todas as regiões pastorais, paróquias e comunidades se possa pautar e organizar encontros e debates com os jovens, contemplando O Ano da Fé e as temáticas atuais; Não se pode mais trabalhar com os jovens sem usar as Redes Sociais para levar a mensagem e também fazer articulação.

A Assembleia Diocesana foi uma oportunidade para pautar, discutir e planejar ações no âmbito diocesano com indicações para as regiões pastorais e as paróquias. A partir de 2013 as ações ficam a critério de cada agente de pastoral, mas, sobretudo através de cada padre que está responsável na sua paróquia. A missão é de todos, mas depende Dele. Não podemos nos esquecer de que a missão é a grande razão de ser da Igreja. A paróquia tem a responsabilidade de viver a missão em todas as dimensões, com atenção especial aos jovens em 2013. Se cada pessoa não faz o dever de casa, vamos deixar a desejar.

Por: Pe. Bosco


Veja abaixo mais fotos da Assembleia.

 

















Nenhum comentário:

Postar um comentário