Páginas

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Dom Lucena participa de Curso de Formação para Bispos no Rio de Janeiro.


O Bispo Diocesano de Guarabira, Dom Lucena participa durante esta semana,  do Curso dos Bispos, que está acontecendo, de 6 a 10 de fevereiro no Centro de Estudos e Formação de Sumaré (RJ), onde estão participando cerca de 120 Bispos. O evento realizado há 22 anos, tem como tema os "50 anos após o Comcílio Vaticano II. Novo dinamismo e novas interrogações para a Igreja".


O Curso que está sendo promovido pela Arquidiocese do Rio de Janeiro é uma  tradição mantida desde a época do Cardeal Dom Eugênio Sales, de proporcionar no périodo de férias, no início do ano, um encontro para Bispos.  

Esta 22ª edição será marcada mais uma vez, pela presença de uma série de oradores de renomes para contribuir com a formação e atualização dos Bispos. Para o Arcebispo da Arquidiocese do Rio, Dom Orani João Tempesta, o curso é uma forma de reflexão e partilha entre os religiosos.

Programação

No curso realizado em 1990, um dos principais conferencistas foi o Cardeal Josef Ratzinger, atual Papa Bento XVI.

Para a edição deste ano, os convidados serão o arcebispo de Kinshasa, no Congo, Cardeal Dom Laurent Monsengwo Pasinya; o secretário da Congregação para a Educação Católica, Dom Jean-Louis Brugués, e o presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos, Cardeal Kurt Koch.

Está prevista uma palestra sobre Constituição Dogmática Dei Verbum, que será ministrada pelo Cardeal Laurent Monsengwo. Outro tema a ser discutido é a Declaração Gravissimum Educationis e o papel das Instituições Católicas de Ensino, que será abordado por Dom Jean-Louis. Por fim, o Cardeal Kurt Koch falará sobre o ecumenismo e o Decreto Unitatis Redentegratio.

A programação também inclui passeios a pontos turísticos da capital fluminense, na quarta-feira, dia 8 de fevereiro.


Pascom Diocesana com informações Canção Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário