Páginas

domingo, 16 de novembro de 2014

PALAVRA DE ABERTURA DA ASSEMBLEIA DIOCESANA DE PASTORAL 2014 Santa Fé, 14 e 15 de novembro de 2014

“Não nos deixemos roubar a alegria da evangelização! Convido-vos a mergulhar na alegria do Evangelho e a alimentar um amor capaz de iluminar a vossa vocação e missão”.
Com estas palavras motivadoras do Papa Francisco, acolho os Padres, os Diáconos Permanentes e Transitórios, os Religiosos e as Religiosas, Aspirantes ao Diaconado, os Seminaristas, os Leigos e Leigas, coordenadores e coordenadoras Diocesanos(as) de Pastorais, Movimentos, Serviços e Organismos Diocesanos, as Regiões Pastorais, Paróquias, Áreas Pastorais e Comunidades Eclesiais de nossa querida Diocese de Guarabira, para esta assembleia, última, deste nosso 2º Plano Diocesano de Pastoral (2012-2015), que tem como tema: “Partir de Cristo para a missão, suscitando Vida em Comunidade”. Temos em mãos o Documento de Aparecida, as Diretrizes da Igreja do Brasil 2011-2015, a Evangelii Gaudium e o Doc. da CNBB - 100: Comunidade de comunidades: uma nova Paróquia.
Fizemos uma caminhada importante com reflexões, reuniões do Conselho Diocesano de Pastoral, visitas e escutas das forças pastorais das Paróquias e das Áreas Pastorais e um encontro com as Pastorais, movimentos e serviços em vista desta Assembleia Diocesana.
Diante da mudança de época que estamos vivendo, temos que nos questionar: Que Igreja estamos sendo e que Igreja queremos ser? Uma Igreja acomodada? Uma Igreja simplesmente de conservação? Uma Igreja samaritana? Uma Igreja misericordiosa? Uma Igreja acolhedora? Uma Igreja participativa? Uma Igreja Missionária? Precisamos ser uma Igreja do encontro, que vai de encontro ao outro. O nosso desafio  é “criar espaços apropriados de evangelização e não ter “uma preocupação exarcebada pelos espaços pessoais”. A Igreja nasce de um mandato missionário: “Ide e evangelizai” (Mc 16,15). “Não nos deixemos roubar o entusiasmo missionário”. Somos todos convidados a aceitar esta chamada: sair da própria comodidade e ter a coragem de alcançar todas as periferias que precisam da luz do Evangelho” (EG, 20).
Portanto, meus irmãos e minhas irmãs, estamos aqui, em nome e representando o Povo de Deus presente na Igreja Particular de Guarabira, para definirmos as prioridades da nossa Ação Pastoral para 2015 sobre a VIDA DE COMUNIDADE motivada pelo TESTEMUNHO DE COMUNHÃO.
A Igreja existe para Evangelizar: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai o evangelho a toda criatura” é o mandato de Jesus Cristo a seus discípulos.   E “Enviados pelo Espírito Santo começaram a anunciar a Palavra de Deus”.
Somos povo a caminho, construindo em mutirão: Nova terra, novo Reino, de fraterna comunhão! Vemos a caminhada e o esforço do povo em nossas comunidades participando e dando sugestões. Pedimos a Deus que esta Assembleia seja instrumento que nos ajude a ser um POVO EM MISSÃO, semeando esperança e testemunhando uma Igreja pobre e servidora, sendo luz e sinal do Reino de Deus neste mundo.
Neste início da Assembleia Pastoral, é bom trazer à nossa reflexão as palavras do Papa São João Paulo II em sua Carta Apostólica Novo Millenio Ineunte: “Antes de programar iniciativas concretas é preciso promover uma espiritualidade da comunhão. Espiritualidade da comunhão significa, em primeiro lugar, ter o olhar do coração voltado para o mistério da Trindade, que habita em nós e cuja luz deve ser percebida também no rosto dos irmãos que estão em nosso redor”. “Nossa programação não poderá deixar de inspirar-se no mandamento novo dado por Jesus: ‘Como eu vos amei, também vós deveis amar-vos uns aos outros (Jo 13,34).”
Para ser fiel a Jesus Cristo, nossa Assembleia deve contribuir para fazer crescer cada vez mais o espírito de comunhão entre nós, princípio básico para nossa evangelização: “Vejam como eles se amam... e o número dos convertidos aumentava a cada dia”, nos narra o livro dos Atos dos Apóstolos, mostrando o poder evangelizador do testemunho de comunhão dado pelos primeiros cristãos. Antes de tomar nossas decisões nesta assembleia, vamos fazer silêncio interior, ouvir a Palavra e discernir no Espírito o Projeto de Deus para nossa ação pastoral evangelizadora, fazendo presente a realidade que nos cerca, os desafios e as urgências a enfrentar.
Para ser fiel a Jesus Cristo, nossa Assembleia Diocesana de Pastoral deve ser este organismo que ajude nossa Diocese a ser uma Igreja ‘em Saída’ como nos pede o Papa Francisco na Evangelii Gaudium: “A comunidade missionária experimenta que o Senhor tomou a iniciativa, precedeu-a no amor e, por isso, ela sabe ir à frente, tomar iniciativas sem medo, ir ao encontro, procurar os afastados e chegar às encruzilhadas dos caminhos para convidar os excluídos”. Vamos atender ao Papa Francisco: sim ou não? Ele expressa o desejo da Igreja: viver uma profunda renovação missionária.
Vamos confiar os trabalhos de nossa Assembleia Diocesana a Nossa Senhora da Luz, Estrela da Nova Evangelização, com as palavras do Papa Francisco na já citada Exortação Apostólica: “À Mãe do Evangelho vivente, pedimos a sua intercessão, a fim de que este convite para uma nova etapa na Evangelização seja acolhido por toda a comunidade eclesial”. Desejo a todos uma feliz Assembleia!

Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena – Bispo de Guarabira

Nenhum comentário:

Postar um comentário