Páginas

domingo, 2 de novembro de 2014

O DIA DE FINADOS

O Dia de Finados nos coloca diante do mistério da morte, em toda a sua amplitude. Desde os primeiros tempos da fé cristã, a Igreja terrena cultiva com grande piedade a memória dos defuntos e oferece sufrágios por eles. Neste dia celebramos nossa fé na ressurreição. Sem ela, a mesma fé seria vã (cf. 1Cor 15,14) e nós não poderíamos fazer outra coisa, diante da morte, do que “afligir-nos como os outros que não têm esperança” (1Ts 4,3). Rezemos pelos nossos finados, dirigindo o pensamento para o mistério da morte, herança comum de todas as criaturas. Somos chamados a confrontarmo-nos com o enigma da morte e, por conseguinte, como viver bem, como encontrar a felicidade.
A comemoração dos finados, aqueles que chegaram ao fim da vida terrena e já começaram a vida eterna, à qual é dedicado o dia 2 de novembro, ajuda-nos a recordar os nossos entes queridos que nos deixaram e todas as almas a caminho da plenitude da vida, precisamente no horizonte da Igreja celestial. O Dia de Finados foi instituído por Santo Odilon, Abade de Cluny, na França, no ano de 998, no dia seguinte à festa de Todos os Santos (1º de novembro). Rezem por quem já morreu, na certeza da vida eterna.
            No dia de Finados, não festejamos a morte. Seria uma ignorância e uma contradição. Celebramos sim, nossa fé na ressurreição e a esperança do encontro na morada que Jesus nos preparou. A Igreja católica não condena quem reza pelos finados. Quem busca caminhar com Jesus, na vida, estará com Ele na morte e na eternidade. Nossa morte não é um fim. É nossa páscoa, nossa passagem para a casa do Pai.
Nada pode nos separar do amor de Cristo. Quem morre sai deste mundo, destas dimensões e entra na eternidade. Na eternidade, não existe tempo, nem espaço. Deus vê sempre como presente nossa oração, passada ou futura. Rezemos pelos nossos entes queridos falecidos que morreram na esperança da ressurreição. Pois, no dia de Finados nós não rezamos aos mortos, mas pelos mortos. Na morte a vida não é tirada, mas transformada. Por isso, o povo costuma dizer dos falecidos: “passou desta para a melhor!” Olhemos, portanto, a morte com os olhos da fé e da esperança cristã, não com desespero, pensando que tudo acabou. Uma nova vida começou eternamente. Nossa vida é eterna.
                A oração pelos mortos é não só útil, mas necessária, de forma que o pranto, devido ao afastamento terreno, não prevaleça sobre a certeza da ressurreição. Também a visita aos cemitérios, “lugar dos que dormem”, ao mesmo tempo que guarda os laços de afeto com aqueles que nos amaram nesta vida, recorda-nos que todos tendemos para uma outra vida, para além da morte. São Francisco de Assis, ensina-nos: “Louvado sejais, meu Senhor, pela nossa irmã, a morte corporal, da qual nenhum homem pode fugir... é morrendo que se vive para a vida eterna”.  Aos que visitarem o cemitério e rezarem, mesmo que só mentalmente, pelos defuntos, concede-se diariamente uma Indulgência Plenária, só aplicável aos defuntos, do dia 1º ao dia 8 de novembro, mediante confissão sacramental, comunhão eucarística e oração nas intenções do Sumo Pontífice.
            Enfim, com a Igreja pedimos, para os nossos finados: o descanso, a luz e a paz. Que todos os que nos precederam descansem em paz e a luz perpétua brilhe para eles. Que as almas dos fiéis defuntos, pela misericórdia de Deus, descansem em paz! Amém!

Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena 

Nenhum comentário:

Postar um comentário