Páginas

quinta-feira, 10 de abril de 2014

Semana Santa

            Amados irmãos e irmãs, celebramos na Semana Santa a Paixão, Morte e Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo, o Filho de Deus. Fazemos memória deste grande acontecimento que transformou totalmente a história humana. Pois o Senhor da Vida destruiu a morte com a Sua morte de Cruz. E, deste modo, a humanidade inteiramente foi renovada. Adentremos com Cristo neste mistério de amor tão profundo, para nos tornarmos homens novos pela Graça de Deus.
            A Santa Igreja neste tempo nos convida a deixarmos o comodismo e a indiferença para assumirmos através das celebrações, a vida em Cristo. “Vamos também nós, para morrermos com ele” (Jo 11, 16). Uma vez que “Jesus morreu e ressuscitou, assim também os que morreram em Jesus, Deus há de levá-los em sua companhia” (1 Tess 4, 14). Toda a liturgia desta grande semana quer conduzir-nos por esta via de salvação, que passa pela Cruz, e tem como ponto de chegada, a Gloriosa Ressurreição. Jesus vai à nossa frente, atraindo-nos com o seu amor para que tenhamos a coragem de caminhar até o fim, mesmo quando as forças se exaurem.
            ”Ele, estando na forma de Deus não usou de seu direito de ser tratado como um Deus, mas se despojou, tomando a forma de escravo, tornando-se semelhante aos homens”( Fil 2,6-7).
            Na última ceia, Jesus nos oferece um grande ensinamento de humildade. Ele sendo Deus e Senhor, lava os pés dos seus discípulos e os instrui a fazer o mesmo, revelando, desta forma, que o poder na Igreja é serviço. E a Eucaristia, Cristo alimento, nos impele a amar e servir até o fim. “Tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim”(Jo 13,1).
            Esta postura do Filho de Deus antecipa o sacrifício cruento da Cruz. E todos os olhos devem contemplar aquele que está suspenso, como sacrifício agradável para a nossa salvação. “Como Moisés levantou a serpente no deserto, assim é necessário que seja levantado o Filho do Homem”(Jo 3,14). No “Tudo está consumado” (Jo 19,30b), inaugura-se uma nova época: o tempo da Graça. Pois a morte definitivamente foi destruída; e o peso da condenação que estava sobre a humanidade desapareceu por completo.
            “A morte foi absorvida na vitória. Morte, onde está a tua vitória? Morte, onde está o teu aguilhão”? (1 Cor 15,55)
            O sepulcro vazio é o grande sinal de que a morte foi derrotada; e o testemunho das mulheres e dos apóstolos confirma toda grandeza deste ato supremo de amor de Cristo ressuscitado. “Tendo subido às alturas, levou cativo o cativeiro, concedeu dons aos homens” (Ef 4,8). Coloquemos em comum esses dons e proclamemos com a Vida: Cristo venceu! Aleluia!
            Que Nossa Senhora da Piedade nos ajude a viver toda esta semana de santidade; e que possamos na força do amor de Deus viver vida nova, no batismo.  

            Deus abençoe a todos!                                                     Pe José André, CDMD

Nenhum comentário:

Postar um comentário