Páginas

quarta-feira, 30 de abril de 2014

Colaboradores da 52º da CNBB participam de missa na Capela dos Apóstolos

Na véspera da 52ª Assembleia Geral (AG), dia 29, o bispo auxiliar de Brasília (DF) e secretário geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Leonardo Steiner, presidiu missa da qual participaram assessores e colaboradores da entidade. A celebração aconteceu na Capela dos Apóstolos, localizada no interior do Santuário Nacional de Aparecida (SP). 
A 52ª AG tem início hoje, 30, e prosseguirá até o dia 9 de maio, no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida, em Aparecida (SP). O tema central que será debatido pelos bispos será a renovação paroquial, que deu origem ao estudo 104 da CNBB: “Comunidade de comunidades: uma nova paróquia”. Além do tema central, serão debatidos temas  como o papel do cristão leigo, a questão agrária, entre outros.  A pauta conta também com retiro, reuniões e celebrações especiais.    
Dentro dos temas diversos, haverá análises de conjuntura político-social e eclesial; a preparação para a 3ª Assembleia Geral Extraordinária do Sínodo dos Bispos, que debaterá os novos desafios da família para a nova evangelização; a exortação sobre a nova evangelização, do papa Francisco; a avaliação e encaminhamento das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora (DGAE) de 2015 a 2018; as consequências e desafios pastorais da Jornada Mundial da Juventude. Os Regionais da CNBB e a Amazônia também estão na pauta da AG.
Nos dias da Assembleia haverá reuniões dos Conselhos Episcopais dos Regionais e dos bispos referenciais. Outros momentos estão reservados para comunicações das Comissões Episcopais, dos organismos do povo de Deus, do grupo de trabalho sobre o Concílio Vaticano II e das dioceses. Os desdobramentos e aplicações do acordo do Brasil com a Santa Sé, a administração do Pontifício Colégio Pio Brasileiro, a fala do presidente do Conselho Indigenista Missionário (Cimi) sobre a situação dos indígenas no Brasil, a Pastoral do Dízimo e os 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida fazem parte das comunicações. Nos dias 3 e 4 de maio, os bispos realizarão retiro com o tema “Caminhando na fé”.
No dia 1º de maio, às 20h30, haverá a entrega dos Prêmios de Comunicação, no Auditório da TV Aparecida. No dia 4 de maio, às 8 horas, os bispos celebrarão missa solene, no Santuário de Aparecida, em honra a São José de Anchieta, o “Apóstolo do Brasil”, canonizado no último dia 3 pelo papa Francisco. No dia 6, os bispos participarão de uma celebração ecumênica, no Centro de Eventos.
Serão divulgadas, ainda, mensagens pelo Dia dos Trabalhadores e sobre as eleições.
Durante a semana, haverá entrevistas coletivas diárias, às 15 horas, a respeito dos temas tratados pelo episcopado.
Hoje, no primeiro dia de assembleia, os arcebispos de Manaus (AM), dom Sérgio Castriani;  de Salvador (BA), dom Murilo Krieger; e de Brasília, dom Sérgio da Rocha, concedem entrevista coletiva. 
Fonte: CNBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário