Páginas

sexta-feira, 25 de abril de 2014

52ª Assembleia Geral dos Bispos: 30 de abril a 9 de maio, em Aparecida

O Bispo Diocesano, Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena, participará da 52ª Assembleia dos Bispos do Brasil da CNBB, que será realizada de 30 de abril a 9 de maio, em Aparecida (SP).
Dom Lucena visitará o Seminário Maria Mater Ecclesiae, em Itapecerica da Serra (SP), nos dias 28 e 29 de abril de 2014. Participará de reuniões com os seminaristas e padres formadores. Na ocasião, o Seminarista Leir Oliveira será instituído no Ministério de Acólito.
A 52ª Assembleia Geral (AG) dos Bispos reúne mais de 350 bispos de todo Brasil, além de alguns bispos eméritos. Serão debatidos sete temas prioritários, dez temas diversos e o tema central “Comunidade de comunidades: uma nova paróquia”. Dentro dos temas diversos, haverá análises de conjuntura político-social e eclesial; a preparação para a 3ª Assembleia Geral Extraordinária do Sínodo dos Bispos, que debaterá os novos desafios da família para a nova evangelização; a exortação sobre a nova evangelização, do Papa Francisco; a avaliação e encaminhamento das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora (DGAE) de 2015 a 2018; as consequências e desafios pastorais da Jornada Mundial da Juventude. Os Regionais da CNBB e a Amazônia também estão na pauta da Assembleia.

Durante a Assembleia ainda haverá reuniões dos Conselhos Episcopais dos Regionais e dos bispos referenciais. Outros momentos estão reservados para comunicações das Comissões Episcopais, dos organismos do povo de Deus, do grupo de trabalho sobre o Concílio Vaticano II e das dioceses. Os desdobramentos e aplicações do acordo do Brasil com a Santa Sé, a administração do Pontifício Colégio Pio Brasileiro, a fala do presidente do Conselho Indigenista Missionário (Cimi) sobre a situação dos indígenas no Brasil, a Pastoral do Dízimo e os 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida fazem parte das comunicações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário