Páginas

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Viver a Semana Santa

Escrito para o blog Fato a fato

            Viver a Semana Santa é viver os mistérios da vida de Cristo e os mistérios da nossa própria vida. O adjetivo de santa expressa os principais mistérios da nossa fé: paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo. Celebramos os momentos mais importantes da nossa salvação.
            Viver a Semana Santa é fazer memória do mistério do amor de Deus, que se manifestou na entrega confiante de Jesus ao Pai, até a morte na cruz, por fidelidade à sua missão. Mais ainda: signifca celebrar o mistério do amor de Deus que sustentou Jesus em seu calvário e o ressuscitou, o glorificou, o fez sentar-se à sua direita, constituindo-o Cristo, Messias e Senhor.
            A Igreja exorta aos fiéis que na Sexta-feira Santa observem os sinais de penitência em respeito pela entrega de Cristo. Assim, convida-nos à prática do jejum e da abstinência de carne. Muitos perguntam sobre o sentido de não comer carne, mas peixe. Este simboliza Cristo. Isso se deve ao fato de as iniciais da palavra peixe na língua grega ser: Jesus Cristo, Filho de Deus Salvador. Cristo que oferece sua própria carne como alimento para todos. E pedimos a Deus que, pelo sangue de Cristo derramado na cruz, nos santifique pela sua constante proteção. Que nosso jejum e abstinência de carne sejam expressão de solidariedade em relação aos nossos irmãos.  Não fazer da Semana Santa ocasião de festas, barulhos e bebedeiras. É preciso renunciar-nos em favor do outro, colocar a vida do outro sempre em primeiro lugar.
            Com sua entrega por nós, Jesus santificou essa Semana, e nós a santificamos com nosso compromisso cristão.
            A Semana Santa é, para muitos, um feriadão; para outros, uma devoção, para o comércio, oportunidade fantástica de vendas; para outros, ainda, um momento especial de meditação, oração e renovação da fé. E para você, o que siginifca “viver a semana santa”?
            Deveríamos  encontrar-nos  todos juntos, atentos, solícitos e unidos para uma participação plena, digna, piedosa e amorosa, nas celebrações da Semana Santa. Por um motivo claro e profundo: o Mistério Pascal. As celebrações têm por finalidade tornar vivo o mistério de Cristo, que se entrega ao Pai por nós, e fazer-nos participantes deste seu dom, vida e comunhão com o Pai. Celebrando, vivemos tudo aquilo que fazemos através dos ritos celebrados. A Palavra de Deus anuncia a Salvação presente e os sinais sacramentais tornam presente ao cristão esta salvação.
            Em nossas comunidades, participemos ativamente das celebrações da Semana Santa. É o encontro da comunidade com Jesus vivo, que quer atuar em nossas vidas. Que todos tenham uma Santa Semana.
                       
Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena 
          Bispo Diocesano de Guarabira  

Nenhum comentário:

Postar um comentário