Páginas

terça-feira, 12 de abril de 2011

IV Mutirão Regional de Comunicação, será realizado em Maceió de 28 a 30 de outubro de 2011

  

Em reunião realizada no último sábado (09) no Salão da Igreja de Nª Srª de Lourdes, no Bairro da Gruta. Foi definida a programação do IV MUTICOM, que terá como tema: Processos de comunicação e mídias digitais: evangelização em tempos de cibercultura. E será realizado de 28 a 30 de outubro de 2011, no Colégio Madalena Sofia.
A reunião contou com a participação da equipe articuladora da Pascom no Regional NE2, Dom Delson, Bispo responsável pelo setor Comunicação do Regional, Cacilda Medeiros, articuladora da Pascom Regional, Oscar Mariano, secretário da Pascom do regional, Pe. Eduardo Tadeu, Articulador da Pascom da Arquidiocese de Maceió, Membros da equipe Arquidiocesana da Pascom e das equipes paroquiais e a coordenação arquidiocesana do Conselho de Leigos. Foram divididas equipes de trabalho, como de captação de recursos, divulgação, secretaria, logística etc.
O Mutirão de Comunicação
As tecnologias desenvolvidas na área dos meios de comunicação e as formas de comunicação entre os humanos alcançaram níveis de sofisticação inconcebíveis para algumas gerações anteriores às de hoje. Hoje, a comunicação se dá numa velocidade que impressionam estas gerações de tempos atrás. As comunicações acontecem de forma mais ágil e eficiente na transmissão de informações e dados em todos os campos da atuação humana. A transmissão das informações ocorre, hoje, quase à velocidade da luz. Há casos, até, em que a transmissão é feita em tempo real, com diferença temporal quase imperceptível.
Ao longo dos anos, à medida em que os avanços na área da comunicação acontecem, a Igreja Católica se manifestou, opinando a respeito da influência desses meios e o que o seu uso inadequado pode provocar na desestabilização da moral da sociedade e da família. Ao mesmo tempo, tem olhado com otimismo sobre uso desses Mass Media como instrumento de evangelização. São vários os documentos em que o Magistério da Igreja se pronuncia, enaltecendo os frutos do engenho humano e manifestando a preocupação quanto ao uso reto desses meios.
As Igrejas Particulares encravadas nos Estados de Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte, num total de 21 Dioceses, lançam-se nesta seara visando capacitar os agentes e, ao mesmo tempo, abrir canais para a evangelização, utilizando-se dos Meios de Comunicação Social. Há exemplos de Dioceses que adquiram concessões de canais de TV e Rádios e os utilizam para catequizar, evangelizar e disseminar suas ações junto à sociedade. Por isso, hoje, faz-se cada vez mais necessária a organização da Pastoral da Comunicação e a capacitação dos agentes para atuarem com eficiência nos meios e junto aos meios. Tal capacitação ocorre, via de regra, pelo caminho da informalidade, com cursos  rápidos, oficinas e encontros para estudos sobre os Documentos da Igreja e sobre as técnicas de comunicação.
Quando as Igrejas Particulares se juntam para estudar e capacitar os agentes da Pastoral da Comunicação, a caminhada se faz mais fácil e mais ágil. Com este espírito de parceria e comunhão, as Dioceses do Regional Nordeste 2, da CNBB, nos Estados de Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte vêm promovendo, há alguns anos, Mutirões de Comunicação. Agora, mais uma vez, juntas, promoverão o IV Mutirão Regional de Comunicação, abrindo espaços para capacitar os agentes que atuam nos meios e em outras áreas pastorais.
Objetivo geral
Construir oportunidades de capacitação de Agentes Pastorais na utilização de técnicas de comunicação e ampliação de conhecimento sobre o pensamento da Igreja em relação à comunicação e ao uso dos meios para a evangelização.
Objetivos específicos
1) Provocar debate sobre temas relacionados com o mundo das comunicações e dos meios; 
2) criar oportunidades de capacitação de agentes pastorais, através de oficinas sobre o uso de técnicas e dos meios de comunicação;
3) Favorecer oportunidades para a troca de experiência e encontro fraterno entre os agentes pastorais das 21 (vinte e uma) Dioceses de Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte.

Metodololgia
O quarto Mutirão Regional de Comunicação será realizado em Maceió, Estado de Alagoas, nos dias 28, 29 e 30 de outubro de 2011. O tema que fundamenta o debate é: “Processos de Comunicação e Mídias Digitais: Evangelização em tempos de Cibercultura”.
A abordagem deste tema será feita na abertura do Mutirão, no dia 28, à noite, através de uma palestra, proferida por especialista na área da comunicação, abrindo-se, em seguida, ao debate com os participantes.
 No dia 29, serão realizadas 15 oficinas temáticas, que ocorrerão simultaneamente, durante todo o dia, sobre os seguintes temas:
- Criação de webrádios
- Produção de jornais digitais
- Elaboração de projetos para captação de recursos
- Marketing digital
- Comunicação e liturgia na mídia
- Pastoral da acolhida
- Catequese digital
- Cerimonial e organização de eventos
- Planejamento de Publicidade e Propaganda
- Pastoral da Comunicação
- Produção de programas radiofônicos
- Como falar em público
- Assessoria de imprensa na Igreja
- Convergência de Mídias
- Comunicação e Arte da Xilogravura
Na manhã do dia 30, haverá 8 seminários, das 9 às 11 horas, simultaneamente, abordando os seguintes temas:
- Educomunicação
- Mística do comunicador cristão
- Aplicação do marketing político na Igreja Católica
- Utilização de redes sociais em campanhas de evangelização
- A influência da indústria cultural na sociedade
- Comunicação integrada a serviço da Igreja Católica
- Comunicação Regional
- Comunicação e Cidadania
 A meta da Equipe organizadora do IV Mutirão é reunir 400 agentes pastorais, mediante inscrição, na qual cada um define a oficina e o seminário dos quais quer participar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário