Páginas

terça-feira, 13 de outubro de 2015

Pilõezinhos realiza Missa dos Professores

A Paróquia de São Sebastião de Pilõezinhos (PB) realizou nesta terça-feira (13), às 15h, na Igreja Matriz, a Missa dos Professores, em Ação de Graças pelo dia da categoria que, este ano, teve o ponto facultativo antecipado pela Secretaria Municipal de Educação. O dia próprio do Professor é 15 de outubro.

"É o nosso momento de louvor a Deus que é Pai e nos guia em nossos caminhos para conduzir as crianças, pedimos forças porque somos muito limitados para caminhar sozinhos, por isso nós precisamos da força divina e também de louvar esse Deus que nos trouxe aqui para celebrarmos esta missa”, comentou Aparecida.

O Padre Joanderson Lira, presidente da celebração, lembrou Santa Tereza D'Ávila, padroeira das professores, como inspiração para os educadores. Ela foi uma das primeiras mulheres a aprender a ler, uma espanhola que queria ter o pensamento livre em uma época em que as mulheres não tinham voz, é a protetora dos docentes.

História

O “Dia do Professor” se deu em virtude de D. Pedro I, no ano de 1827, ter decretado que em toda vila, cidade ou lugarejo do Brasil fossem criadas escolas primárias. Estas instituições foram chamadas de “Escolas de Primeiras Letras”. Esse decreto também abordou a descentralização do ensino, o salário dos professores, as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os professores deveriam ser contratados. Mas a comemoração da data surgiu em São Paulo, em 1947, pelo professor Salomão Becker. Este propôs uma reunião com toda a equipe da escola em que trabalhava para que fossem discutidos os problemas da profissão.

Pascom de Pilõezinhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário