Páginas

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Diocese de Campina Grande acolhe seu sétimo Bispo .


A Diocese de Campina Grande (PB) acolheu, no último sábado, 29 de setembro, seu sétimo Bispo Diocesano, Dom Manoel Delson Pedreira da Cruz. A grande solenidade de acolhida e a concelebração da posse foi acompanhada por milhares de fiéis. Arcebispos, bispos e padres de várias dioceses do Nordeste estiveram em Campina Grande participando deste importante momento para a Igreja local. Familiares de dom Manoel, vindos da Bahia, também marcaram presença.


O Bispo foi recepcionado na entrada da cidade com grande queima de fogos e inúmeras faixas de boas vindas das várias paróquias, pastorais, movimentos e Novas Comunidades. Em grande carreata, dom Manoel foi conduzido até a Praça da Bandeira, no centro da cidade, onde foi acolhido pelas autoridades civis e militares. Houve o hasteamento das Bandeiras e execução dos hinos Nacional e da Cidade. O bispo ainda recebeu, como forma de acolhimento, a chave da cidade.

Após o momento com as autoridades, dom Manoel, acompanhado dos bispos, do Clero e dos fiéis, seguiu em procissão até a Catedral de Nossa da Conceição para a solene de posse. O arcebispo da Paraíba, dom Aldo Pagotto, deu início à celebração e entregou o báculo nas mãos do novo bispo de Campina Grande.

O padre Márcio Henrique, que atuou durante o período de vacância como administrador diocesano, fez os agradecimentos a todos que o ajudaram na missão de estar à frente da Igreja Particular de Campina Grande.

No domingo, dia 1º, dom Manoel presidiu a primeira missa na Catedral após sua posse e, na segunda, dia 2, passou a apresentar o programa “Bom Dia Irmãos”, que vai ao ar de segunda a sábado pela manhã na Rádio Caturité AM 1050.

Dom Manoel é natural de Biritinga, na Bahia, e nasceu no dia 10 de julho de 1954. Estudou Filosofia e o início da Teologia no Seminário São Francisco de Assis em Nova Veneza (SP) e concluiu os estudos teológicos no Instituto de Teologia da Universidade Católica de Salvador, na Bahia. É Mestre em Ciência da Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Salesiana de Roma e graduado em Letras pela Universidade Católica de Salvador. Foi ordenado padre, no dia 5 de julho de 1980, na arquidiocese de Feira de Santana (BA) e na mesma arquidiocese, em 24 de setembro de 2006, recebeu sua ordenação episcopal. Foi acolhido na diocese de Caicó (RN), no dia 8 de outubro daquele ano, e permaneceu até a data desta nova nomeação.
Atualmente, no Regional Nordeste 2 da CNBB (Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte), Dom Manoel atua como vice-presidente e Bispo referencial para a Comunicação. Ele também é membro da Comissão Episcopal para a Comunicação Social. Seu lema episcopal é “Ide aos meus irmãos” (Jo 20,17).

Nenhum comentário:

Postar um comentário