Páginas

terça-feira, 29 de maio de 2012

Multidão na Romaria de Pentecostes e de Frei Damião



Milhares de fiéis, romeiros, compareceram à celebração de Pentecostes e dos 15 anos de saudades do Frei Damião de Bozanno.

A partir das 13h30, as equipes de acolhida se posicionaram nas entradas da cidade de Guarabira encaminhando o povo para a Praça da Catedral N. Sra. da Luz, onde um grupo de jovens animava e rezava com todos. Às 14h30, o Bispo diocesano, Dom Lucena, sacerdotes, diáconos, autoridades constituídas, Seminaristas, Religiosos e Religiosas consagrados e consagradas, missionários e missionárias, romeiros e romeiras, comunidades eclesiais, pastorais, movimentos, serviços e todos os fiéis seguiram da Catedral em caminhada ao Memorial e Santuário Frei Damião, na Serra da Jurema. Dom Lucena afirmou que o Espírito Santo é gerador de unidade. 

Por meio do Espírito Santo, somos impulsionados à vida missionária. No Espírito Santo tudo se mantém, tudo tem consistência, tudo é precioso. Pentecostes reúne a todos. Não há Igreja sem Pentecostes e não há Pentecostes sem a Virgem Maria. Quando os cristãos se reúnem em oração com Maria, o Senhor doa o seu Espírito. É um dia de muita alegria para a Diocese de Guarabira, que celebra Pentecostes e os 15 anos de saudades de Frei Damião. O Espírito nos une no Corpo de Cristo, que é a Igreja, pois “fomos batizados num único Espírito para formamos um só corpo”. Neste Corpo, ele nos enche de dons, carismas e ministérios, pois “a cada um é dada a manifestação do Espírito para o bem comum”.

Na caminhada, o povo foi cantando e rezando, com o Trio Elétrico no percurso. É no Espírito Santo que a Igreja é una na diversidade de tantos dons e carismas; una nas diferenças de seus membros. A unidade é um dom próprio do Espírito, que age em nós e a partir de nós. O cristão encontra no Espírito de Deus a força necessária para lutar contra tudo o que se opõe à vontade de Deus em sua vida e pode santificar-se por meio de seus dons e frutos. O Espírito Santo faz a Igreja falar todas as línguas, faz a Igreja abrir-se ao mundo, procurar o mundo com “santa inquietude”, não para render-se ao mundo ou imitá-lo ou perder-se no mundo, mas para “anunciar as maravilhas de Deus” em Cristo Jesus, chamando o mundo à conversão e à vida nova em Cristo. E assim pregava Frei Damião. Lembrá-lo causa emoção por todo o trabalho apostólico, missionário desse servidor de Cristo e da Igreja. Pobre indo ao encontro da pobreza. Que fez de extraordinário? Amou Cristo e a Igreja profundamente. Foi fiel à vocação sacerdotal. Sua imensa popularidade junto às massas se deve à sua presença marcadamente religiosa e a disponibilidade em atender aos anseios espirituais do povo. Este o tem como o “Santo do Nordeste”.
 
A preparação para Pentecostes e a Romaria de Frei Damião realizada pelo Reitor do Santuário, Pe. Gaspar, as equipes de serviços, os meios de comunicação - TV, Rádios, Blogs, Sites, carros de som, faixas-, os sacerdotes nas Paróquias e Áreas Pastorais, as autoridades civis e militares, os diversos segmentos da sociedade guarabirense proporcionaram uma grande romaria. Portanto, a solenidade de Pentecostes e a romaria de Frei Damião na Diocese de Guarabira foram encerradas com a celebração da Santa Missa. Com os corações sem medo de serem conduzidos pelo Espírito Santo, a Virgem Maria e Frei Damião, levam todos por Amor a Deus a anunciar e testemunhar Jesus Cristo ressuscitado. Enfim, o Espírito Santo renova toda a terra e toda 
a Igreja.







      









Nenhum comentário:

Postar um comentário