Páginas

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Catequese de Iniciação Cristã no estilo catecumenal foi tema de Encontro de Formação para o clero e catequistas





Após a última assembleia Diocesana, ocorrida em novembro de 2011, a Diocese Guarabira  prioriza, em 2012, a Iniciação Cristã e o anúncio. Desde o início de 2012 que a dimensão Bíblico - catequética, alinhada ao II Plano de Pastoral vem sendo trabalhada em todas as paróquias, pastorais, serviços e movimentos.  Nos últimos meses, a Diocese de Guarabira tem promovido com frequência, encontros de formação permanente para aprofundar o tema da Iniciação Cristã - RICA - Ritual de Iniciação Cristã de Adultos e catequese


Com o intuíto de ampliar ainda mais a formação do clero e catequistas, a coordenação Diocesana de Pastoral e a Comissão Diocesana de Catequese, da Diocese de Guarabira, realizaram, nos dias 30/04 e 01/05, em Santa Fé, mais um importante Encontro de Formação para o clero e catequistas sobre o tema da Catequese de Iniciação Cristã no Estilo Catecumenal.

Diante da importância e urgência deste tema específico e a organização do processo permanente de Formação, que está acontecendo na Diocese de Guarabira, foi  convidado para acessorar o encontro, o Pe. Domingos Ormonde, da Diocese de Duque de Caxias - Baixada Fluminense - RJ.


Em sua palestra, o Pe. Domingos,  discorreu sobre o itinerário do Catecumenato, destacando alguns elementos essenciais para que aconteça esse caminhar: O anuncio da Palavra, o acolhimento do Evangelho acarretando uma conversão, a profissão de fé, o Batismo, a efusão do Espírito Santo, o acesso a Comunhão Eucarística


O estudo sobre a Iniciação Cristã de Adultos, veio abrir um leque de novos desafios, discussões e reflexões para o clero e catequistas de crianças, jovens e adultos da Diocese de Guarabira.



Pascom Diocese de Guarabira

Nenhum comentário:

Postar um comentário