Páginas

domingo, 19 de junho de 2011

Santíssima Trindade

No domingo depois de Pentecostes celebra-se a Festa da Santíssima Trindade. Que tem como objetivo mergulharmos no mistério da Santíssima Trindade: Pai e Filho e Espírito Santo. Quando falamos aqui em mistério, não pensemos no incompreensível, mas na realidade mais profunda que atinge o núcleo do nosso ser e do nosso agir. Trata-se da presença da Santíssima Trindade na história da salvação. Deus está presente e age sempre na história do mundo e de cada um de nós como Pai e Filho e Espírito Santo. Ao Pai, atribui-se a criação do mundo e do homem. Ao Filho, a restauração ou salvação. E ao Espírito Santo, a santificação ou a plenitude da vida.
Ao nascermos, somos iniciados em Deus no Batismo em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo e, no fim da vida, somos encomendados a Deus em nome da Trindade. Ao iniciarmos e terminarmos o dia fazemos o sinal da cruz em nome da Trindade. Iniciamos os momentos importantes da vida em nome de Deus uno e trino. Toda celebração é iniciada e terminada em nome da Santíssima Trinddade.
O Pai é louvado e engradecido como fonte e origem de todas as coisas, a começar do próprio mistério do Deus Trino. A Ele atribuímos à criação do universo e do ser humano. No seu grande amor, ele revela e envia o Filho ao mundo como Senhor de todo o universo e como Salvador.
O Filho é comemorado como gerado do Pai, como Verbo de Deus pelo qual foram criadas todas as coisas. Além de Senhor do universo, é Ele o Salvador da humanidade.
O Espírito Santo procede do Pai e do Filho. É o Espírito da comunhão, da unidade do Pai e do Filho. O Espírito é invocado para levar à plenitude a obra do Filho. Ele nos revela mais profundamente e nos conduz ao Filho. É Ele quem realiza a comunhão. Como formou o Filho no seio de Maria, Ela forma agora o seu Corpo místico, a Igreja.
A Santíssima Trindade revela não somente a essência de Deus, mas também a essência da pessoa humana. As três pessoas divinas Pai, Filho e Espírito Santo vivem entre si uma comunhão de amor tão profundo que são um só Deus. Assim também nós, criados à imagem de Deus, somos chamados a cosntruir entre nós amor e comunhão. Deus é uma comunidade de amor.
É importante ficar claro: acreditamos em um só Deus, um Deus em três pessoas. As pessoas divinas são distintas entre si e relativas umas às outras. Como rezamos a todo momento: “Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo! Como era no princípio, agora e sempre. Amém!
No nosso próximo encontro, falaremos sobre Corpus Christi, que será celebrado na quinta-feira depois da solenidade da Santíssima Trindade, neste ano véspera de São João. Na Catedral, às 15h, missa, seguindo-se de procissão solene com o Santíssimo Sacramento. Aproveitemos todos esses momentos para vivermos bem a nossa fé. Abençoe-vos Deus todo-poderoso, Pai e Filho e Espírito Santo.

Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena
Bispo de Guarabira-PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário