Páginas

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Segundo dia da Assembleia da CNBB

O 2º dia da 49º Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) começou com a celebração da Santa Missa às 7h30 no Santuário Nacional de Aparecida.


Nesta quinta-feira, 5, a Missa foi presidida pelo Bispo de Nova Friburgo (RJ), Dom Edney Gouvêa Mattoso que ressaltou durante sua homilia que é função da Igreja defender aqueles que sofrem e denunciar injustiças.

“Vivendo as alegrias do tempo pascal, anúncio da vitória da vida sobre a morte que o Ressuscitado traz, não podemos deixar de confrontar a sombra do pecado e suas consequências que atingem a humanidade ao longo de sua história”, disse.

Dom Mattoso destacou que a liturgia desta quinta-feira da segunda semana do tempo pascal é uma relato estupendo da coragem do anúncio no confronto com aqueles que detinham o poder como forma de dominação, não como serviço à Verdade.


A supremacia da obediência a Deus

O bispo salientou que colégio apostólico reunido torna-se a voz da Igreja e do Espirito Santo e com sua autoridade deve denunciar o pecado em sua dimensão pessoal e social e anunciar ao mesmo tempo a redenção à Cristo. “É preciso obedecer antes a Deus que os homens, mesmo em meio a perseguições”, enfatizou.

Dom Mattoso ressaltou que faz parte da missão da Igreja estar ao lado dos mais fracos e dar voz a eles, reler os acontecimentos contemporâneos denunciando injustiças e fraudes, mas não simplesmente com critérios humanos como ativistas sociais e políticos.

“Se a Igreja começar a se transformar diretamente em sujeito político não fará mais pelos pobres e pela justiça, ao contrário, fará mesmo, pois perderá sua independência e sua autoridade moral identificando-se com uma única via política”, disse Bento XVI na quinta conferência episcopal dos bispos latino-americanos e caribenhos.

O celebrante destacou a importância de campanhas como a da Fraternidade, que neste ano quer chamar a atenção da sociedade para os descuidos com a natureza que faz sofrer toda a vida no planeta. Este desequilíbrio na ordem natural, recordou o bispo, foi visto em recentes acontecimentos como aquele que atingiu a região serrana do Rio de Janeiro.

“Acontecimento que causaram morte e destruição que foram agravadas por omissões de responsabilidade daqueles que deveriam ter presente a tutela do bem comum, mas por interesses escusos permitem construções em áreas de risco, entre outras iniciativas que põe em risco a vida no planeta”, disse o Bispo de Nova Friburgo.


Amor recíproco

Ao recordar a experiência da comunidade de Nova Friburgo gravemente atingida pelas chuvas em janeiro deste ano, Dom Mattoso agradeceu a solidariedade vinda de todo Brasil. “Os sinais da providencia se faziam presentes, muitos irmãos de todo país vieram para a região formando um exercito de quase mil voluntários”, lembrou.

As orações e benção do Papa Bento XVI mostrando sua proximidades com todos serviu de grande consolo para aqueles que perderam suas casas, familiares e amigos, destacou o bispos de Nova Friburgo.

Diversas campanhas foram realizadas de norte a sul do país angariando materiais de primeira necessidade e fundos para reconstrução das cidades, o que segundo o bispo foi a concretização de um dos mais belos ensinamentos de Jesus: “Nisto conhecerão todos que sois os meus discípulos: se vos amardes uns aos outros”(Jo 13,35).

Por fim, o celebrante pediu a Deus que multiplique os frutos da justiça e à Virgem de Aparecida que prepare os bispos para acolher o Espirito Santo, aceitando sua atuação nesta 49º Assembleia, fazendo de todos testemunhas autenticas do Ressuscitado.
Depois da celebração da Missa, o episcopado brasileiro seguiu para o Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida, também no Santuário Nacional para o início dos trabalhos.
Fonte: Canção Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário