Páginas

quinta-feira, 31 de março de 2016

Tempo Pascal no Ano Santo da Misericórdia

O tempo pascal é celebrado durante cinquenta dias, do domingoda  Páscoa a Pentecostes. No domingo da Páscoa iniciamos a oitava da páscoa, oito dias de festa solene, celebrando a certeza da vida nova em Cristo Jesus Ressuscitado.Ele está vivo no meio de nós. A Misericórdia e o amor venceram o pecado. Páscoa é a passagem da morte à vida, do mal ao bem.
É tempo de esperança alicerçada na Ressurreição do Senhor! Jamais desanimar! A vitória de Cristo já é, irrevogavelmente, a nossa Vitória! Vitória da graça sobre o pecado e a inauguração de um novo tempo, tempo de graça, de santidade, de vida, vida plena e vida eterna. Tempo de esperança e tempo de paz no Senhor Ressuscitado!
No segundo Domingo da Páscoa é o Domingo da Divina Misericórdia, Festa instituída por São João Paulo II e que nos remete às experiências místicas de Santa Faustina Kowalska: “Alegra-se o Meu Coração com este título da Misericórdia. Diz que a Misericórdia é omaior atributo de Deus. Todas as obras das Minhas mãos sãocoroadas pelamisericórdia”.As Regiões Pastorais desta querida Diocese terão encontros para celebrar este Domingo da Misericórdia. “Dai graças ao Senhor porque ele é bom! Eterna é a sua misericórdia”. Assim rezamos no Salmo 117, continuando a expressar o nosso louvor e alegria pela Páscoa da Ressurreição do Senhor.
Neste Tempo Pascal do Ano Santo da Misericórdia, somos convidados a acolher e a testemunhar o perdão e a paz do Ressuscitado. Somos chamados, de modo especial, a voltar o coração para os enfermos e sofredores (cf.  At 5,12-16). 
A solenidade da Anunciação do Senhor será celebrada, em toda a Igreja, na segunda feira, dia 04 de abril, pelo fato do dia 25 de março ter ocorrido na sexta-feira da Paixão do Senhor. Deus não entrou no mundo pela força; quis “propor-se”. Deus é nosso Deus e nós somos para sempre o seu povo.
É tempo da realização da 54ª Assembleia Geral da CNBB que terá como tema central: “Cristãos Leigos e Leigas na Igreja e na Sociedade”. Serão mais de 300 bispos, reunidos em Aparecida(SP), de 06 a 15 de abril de 2016. É uma imensa expressão de afeto colegial, comunhão e corresponsabilidade dos Pastores da Igreja no Brasil. Rezemos pelos Bispos do Brasil para que sejam guiados pelo Espírito Santo e tenham sempre a proteção da Virgem Maria, Mãe Aparecida, rainha e padroeira do Brasil.
            No dia 22 de abril, sexta-feira da Quarta Semana da Páscoa, a Diocese de Guarabira, terá a graça de receber em seu presbitério dezesseis (16) diáconos permanentes, alunos da Escola Diaconal São Lourenço. É uma alegria para o coração de Pastor desta amada Igreja, no Ano Santo da Misericórdia. O Diácono vai ao encontro das pessoas de qualquer religião ou raça, classe ou situação social, fazendo-se um servidor de todos como Jesus.
Continuemos também a rezar pela justiça e a paz no Brasil. Ofensas e agressões não condizem com a fé em Cristo Ressuscitado.Vivamos com intensidade o Tempo Pascal neste Ano Santo da Misericórdia e façamos da nossa vida uma vida Eucarística, de permanente Aleluia!Que Cristo ressuscitado guie a todos e todas pelos caminhos de justiça, de amor e de paz.


Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena – Bispo de Guarabira(PB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário