Páginas

sábado, 8 de fevereiro de 2014

Centenário do 1º Pároco, Serra da Raiz


O padre Emídio Fernandes de Oliveira, neto do fundador de Serra da Raiz, era filho de Antônio Fernandes de Oliveira e Ana Fernandes de Oliveira. O padre Emídio nasceu no sítio Tatu, a velha propriedade rural que vinha de longe de seus antepassados, em 7 de setembro de 1848, foi ordenado sacerdote, no Seminário de Olinda, em 15 de agosto de 1869, instalou a Paróquia de Serra da Raiz em 30 de março de 1870, foi nomeado vigário-provisório da nova freguesia aos 22 anos de idade, foi nomeado vigário-ecônomo de Serra da Raiz em 1871, foi eleito Deputado pelo Partido Conservador em duas legislaturas, construiu a Igreja de Serra da Raiz, de belíssimas linhas arquitetônicas, exerceu as atividades de vigário-ecônomo de sua terra durante 16 anos, foi transferido para São João do Cariri em maio de 1886, saiu dessa freguesia para a de Rio Formoso, na Província de Pernambuco, onde permaneceu até 1894, sendo removido para a freguesia de Pau D’alho em 24 de julho do aludido ano de 1894. Faleceu em Tracunhaém aos 66 anos de idade, em 8 de fevereiro do ano cristão de 1914.

Manoel Madruga

Da Academia Fluminense de Letras

O padre Emídio Fernandes de Oliveira, “baluarte da civilização e da cultura na terra do seu berço, arquiteto da nossa independência política” era uma figura dominadora e atraente de sacerdote e de homem.

Pe. Francisco Lima

Do Instituto Histórico e Geográfico da Paraíba

“Sacerdote de Deus e cidadão da pátria, ele deve continuar a ser o nosso guia, em face da conjuntura difícil que se nos apresenta. Somente assim poderemos vencer, como ele venceu, colocando em suas mãos todos os triunfos da vitória. E vamos olhar para essa projeção de mais perto, porque encontraremos nela a luz precisa que nos deve guiar em toda e qualquer situação duvidosa do futuro”.

Pe. Luís Gonzaga de Oliveira

Da Academia Paraibana de Letras

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário