Páginas

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

UMA MULTIDÃO MARCOU A FESTA DOS 30 ANOS DA DIOCESE DE GUARABIRA-PB

             
          Uma multidão concentrada na Praça da Catedral de Nossa Senhora da Luz ,participou nesta segunda-feira, dia 27 de dezembro, da solene celebração em ação de graças pelos 30 anos da ereção canônica da Diocese de Guarabira.
          A celebração foi presidida pelo Arcebispo da Paraíba Dom Aldo de Cillo Pagoto e concelebraram com ele, o Bispo Diocesano de Guarabira Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena, Dom Marcelo Pinto Carvalheira, Bispo emérito da Paraíba e primeiro Bispo de Guarabira, Dom Jaime Vieira Rocha, Bispo de Campina Grande e vice- presidente do Regional Nordeste 2 ;Dom Frei Manoel Delson Pedreira da Cruz, Bispo de Caicó-RN, Dom Frei Magnus Lopes Henrique, Bispo da recém criada Diocese de Salgueiro-PE e dezenas de padres da Diocese de Guarabira, da Arquidiocese da Paraíba e do vizinho estado do Rio Grande do Norte.
        Durante a Celebração foi feita a leitura do histórico da Diocese, que desde o período de 1959 a 1965 quando Dom Mário de Miranda Vilas Boas era o então Arcebispo Metropolitano da Paraíba, já havia o desejo da possível criação de uma Diocese na Região do Brejo por solicitação do então pároco o Mons. Emiliano de Cristo.
         Destacou-se também todo o projeto que pensou Dom José Maria Pires em 1966, já  na tentativa de conseguir da Santa Sé, a qual colocaria á frente da Diocese um Bispo auxiliar.
         Ressaltou-se a presença dos Bispos desde o primeiro ao atual, caracterizando-os pelos trabalhos, iniciativas e missão de cada um deles.
         Foi possível perceber momentos de grande emoção durante toda a celebração que foi enriquecida com diversas motivações, e ações litúrgicas, a exemplo: da entrada dos jovens que traziam fotos de todos os padres que estavam presente na criação e que são considerados fundadores e dos Bispos que passaram pela Diocese; a entrada de um coração ornado de flores e no centro o número 30, a solene entrada da Imagem da Padroeira, Nossa Senhora da Luz; a acolhida da palavra de Deus trazida por uma criança que era carregada numa arupema e acompanhada por pessoas que personificavam os trabalhadores e trabalhadoras, missionários e missionárias; e a entrada das congregações religiosas que ofertaram os seus trabalhos missionários através de um símbolo de sua congregação.

 A presença do primeiro Bispo da Diocese, Dom Marcelo Pinto Carvalheira, foi anunciada deixando os fiéis ansiosos, e ao aparecer pela porta lateral da Catedral foi aclamado ao som de uma forte e calorosa salva de palmas. Muitos puderem revê-lo e se alegraram com o Bispo que marcou a história da Diocese.
Grande mesmo, foi a expectativa da multidão para a chegada do Pe. Robson de Oliveira, membro da Congregação dos Missionários Redentoristas e Reitor do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno em Trindade-GO que chegou ao final da celebração para presidir a novena do Divino Pai Eterno e a Benção do Santíssimo Sacramento.
Pe. Robson trouxe com ele a imagem do Divino Pai Eterno que ao final da novena presenteou a Diocese, passando para as mãos do Bispo Dom Lucena à imagem que ficará em Guarabira e fará peregrinação pelas paróquias da Diocese.

 
 A presença do Padre Robson na Festa dos 30 anos da Diocese significou exatamente o que Dom Lucena havia dito anteriormente: “Um sentido muito importante para esta região, já que, quando estava fazendo as Visitas Pastorais nas paróquias, encontrei muita gente, muitas pessoas, devotas do Divino Pai Eterno. Onde eu passava tinha a televisão da Rede Vida, ou então, um rádio com a Novena do Pai Eterno, isso demonstra uma devoção muito grande das pessoas e queremos no dia 27 presentear todas essas pessoas trazendo o Pe Robson com a imagem do Divino Pai Eterno para a Celebração dos 30 anos."

 Valmir César
  Pascom Diocesana




























4 comentários:

  1. Parabéns para a Diocese de Guarabira, terra por onde andei anunciando o evangelho de Jesus Cristo.
    Quero ressaltar a presença de Dom Marcelo, que foi de suma importância na celebração deste aniversário.

    Deus abençoe a caminhada missionária desta diocese!
    Acilina Candeia ( Diocese de Patos - RCC)

    ResponderExcluir
  2. Parabéns à Diocese de Guarabira, pelas três décadas de evangelização.
    Parabéns ao bispo, Dom Lucena.
    Pelas fotos e pelo texto, dá pra ver a grandiosidade da festa.
    Deus seja louvado!
    Cacilda Medeiros
    Pastoral da Comunicação - Regional Nordeste 2

    ResponderExcluir
  3. A Diocese de Campina Grande parabeniza a Diocese de Guarabira e sente-se honrada em ter sido representada por nosso pastor Dom Jaime.
    Que Deus ilumine os passos em cada atividade realizada por esta diocese.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Ficou muito claro que a Igreja tem o poder de convocar. Parabéns, Diocese querida do nosso coração.

    ResponderExcluir