Páginas

domingo, 24 de maio de 2015

Paróquias se reúnem em Guarabira e celebram Pentecostes. Veja imagens!

A Diocese de Guarabira celebrou a Solenidade de Pentecostes no Ginásio de Esportes do Colégio Estadual de Guarabira durante todo o dia deste domingo. Caravanas de todas as paróquias festejam a vinda do Espírito Santo sobre os apóstolos a fim de animar a missão de evangelização da Igreja.






Pentecostes é uma das celebrações importantes do calendário católico e, comemora, segundo esta crença, a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos de Jesus Cristo. O Pentecostes é celebrado 50 dias depois do domingo de Páscoa. O dia de Pentecostes ocorre no sétimo dia depois do dia da Ascensão de Jesus. Isto porque ele ficou quarenta dias após a ressurreição dando os últimos ensinamentos a seus discípulos, somando aos três dias em que ficou na sepultura somam quarenta e três dias, para os cinquenta dias que se completam da páscoa até o último dia da grande festa de Pentecostes, sobram sete dias; e foram estes os dias em que os discípulos permaneceram no cenáculo até a descida do Espírito Santo no dia de Pentecostes.

Pentecostes é histórica e simbolicamente ligado ao festival judaico da colheita, que comemora a entrega dos Dez Mandamentos no Monte Sinai cinquenta dias depois do Êxodo. Para os católicos, o Pentecostes celebra a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos e seguidores de Cristo, através do dom de línguas, como descrito no Novo Testamento, durante aquela celebração judaica do quinquagésimo dia em Jerusalém. Por esta razão o dia de Pentecostes é, às vezes, considerado o dia do nascimento da igreja. O movimento pentecostal tem seu nome derivado desse evento.

A ocasião, o Domingo de Pentecostes, é o último dia da Festa do Divino Espírito Santo, festa esta muito difundida no catolicismo popular brasileiro.

Rafael San - Pascom Diocesana

Nenhum comentário:

Postar um comentário