Reúne-se a partir desta terça-feira, 03, até quinta-feira, 05, em sessões pela manhã e à tarde, o chamado “G8” dos cardeais, o conselho nomeado pelo Papa Francisco com a função de ajudá-lo na reforma da Cúria romana e no governo da Igreja universal.
É o segundo encontro formal do Conselho, coordenado pelo Cardeal Oscar Andrés Rodriguez Maradiaga (Honduras) e composto por Giuseppe Bertello (único italiano e único curial presente), Francisco Javier Errázuriz Ossa (Chile, único emérito do grupo), Oswald Gracias (Índia), Reinhard Marx (Alemanha), Laurent Monsengwo Pasinya (RD Congo), Sean Patrick O’Malley (EUA), e George Pell Austrália). A função de secretário é confiada ao bispo de Albano (Itália), Dom Marcello Semeraro.
Nesta sessão, serão avaliados os trabalhos e as competências das Congregações vaticanas, tema que já havia sido tocado em outubro passado, e analisada a possível reestruturação da Secretaria de Estado. O trabalho destes três dias – com a prevista presença do Papa (com exceção de quarta-feira, quando será ocupado com a audiência) – será dedicado ao exame das propostas relativas às Congregações mais importantes da Santa Sé.
(CM-VI)
Rádio Vaticano
Pascom/Diocesana
Nenhum comentário:
Postar um comentário