Páginas

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Dom Giuseppe Petrocchi, qualifica o roubo como covarde e sacrilégio


O arcebispo de Áquila, na Itália, Dom Giuseppe Petrocchi, lançou um apelo nesta terça-feira, 28, para que as autoridades ajudem a recuperar a relíquia do Beato João Paulo II, roubada neste domingo, 26.
O relicário, contendo uma ampola com sangue do Papa polonês, foi levado do Santuário de São Pedro de Jenca, local de peregrinação da cidade.
“Junto com a mais profunda condenação por esse roubo covarde e sacrílego, cresce em mim a esperança de que a preciosa relíquia será logo recuperada e restituída à devoção do nosso povo e de todos os peregrinos”, salientou o arcebispo.
Dom Petrocchi afirmou confiar no trabalho de investigação das autoridades locais e esperar que a verdade sobre esse ato de profanação, que ofende a consciência religiosa do povo, possa aparecer o mais rápido possível.
O arcebispo fez ainda um apelo aos autores do crime para que se arrependam da ação “desprezível e se abram à luz do Evangelho, restituam a relíquia do patrono da Igreja de Áquila, que em breve será elevado aos altares”.
Rádio Vaticano

Novenário de Nossa Senhora da Luz




 
Dando continuidade ao Novenário da Excelsa Padroeira Nossa Senhora da Luz, percebemos que “Maria, Reflexo da Família cristã” é o modelo fiel que deve ser seguido por todos os homens e mulheres no acolhimento de Cristo na própria vida. Durante todas as tardes e noites, percebemos uma grande participação de fiéis de Guarabira e de cidades vizinhas.   




Pastoral da Criança


Durantes os dias 28 e 29 de janeiro de 2014, na Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe – Bairro do Nordeste, em Guarabira-PB, a Pastoral da Criança, promove uma capacitação para os novos lideres da Pastoral, com a finalidade de atingir todas as famílias daquela área.

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Nota da CNBB por ocasião do Dia de Combate ao Trabalho Escravo


A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB divulgou hoje, 28 de janeiro, nota por ocasião do Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo. A data é uma homenagem a quatro auditores do Ministério do Trabalho e Emprego que foram assassinados, em janeiro de 2004, quando investigavam a suspeita de uso de mão de obra escrava em fazendas de feijão em Unaí (MG).

No texto, a Presidência da CNBB faz menção à Campanha da Fraternidade que, este ano, aborda o tema “Fraternidade e o Tráfico Humano”. O tráfico para a exploração no trabalho é uma das modalidades do tráfico humano. “Tráfico humano e trabalho escravo são atividades que têm, na miséria e na desigualdade social, espaço fértil para a ação de traficantes e exploradores, movidos pela ganância e pela certeza da impunidade”, dizem os bispos na nota, que segue abaixo, na íntegra.

A Campanha da Fraternidade 2014 será lançada na Quarta-feira de Cinzas, no dia 5 de março. Tem como lema “É para a liberdade que Cristo nos libertou” (Gl 5,1).

Comunicação ao serviço da cultura do encontro: mensagem do Papa Francisco para o 48º Dia Mundial das Comunicações Sociais

D. Claudio Maria Celli, Presidente do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, apresentou, esta manhã, na Sala de Imprensa do Vaticano, a Mensagem do Papa Francisco para o 48º Dia Mundial das Comunicações sociais, que será celebrada no próximo dia 1 de Junho de 2014. Tema: “Comunicação ao serviço de uma autêntica cultura do encontro”.

Na mensagem, o Papa Francisco faz, antes de mais, uma análise fenomenológica profunda do mundo contemporâneo em que vivemos, chamando assim atenção para o fato que “hoje, afirma, vivermos num mundo que está a tornar-se cada vez menor, parecendo, por isso mesmo, que deveria ser mais fácil fazer-se próximo uns dos outros. Os progressos dos transportes e das tecnologias de comunicação deixam-nos mais próximo, interligando-nos sempre mais, e a globalização faz-nos mais interdependentes. Todavia, dentro da humanidade, permanecem divisões, e às vezes muito acentuadas. A nível global, vemos a distância escandalosa que existe entre o luxo dos mais ricos e a miséria dos mais pobres”.

Programação da Festa da Luz

 
 






domingo, 26 de janeiro de 2014

Encerramento da Novena de Nossa Senhora da Boa Viagem - Alagoa Grande-PB

Neste domingo, 26 de janeiro de 2014, Dom Lucena, participou da tradicional procissão e em seguida presidiu a Missa Solene de Encerramento da Novena de Nossa Senhora da Boa Viagem, em Alagoa Grande-PB. Nesta belíssima festa Mariana, contamos com a participação dos padres da Paróquia: Mons. Nicodemos, Pe. Miguel, Pe. Antônio, Diác. José Arimateia, Seminaristas e todos os fiéis devotos da Virgem Mãe.       



 








quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Abertura da Novena de Nossa Senhora da Luz


Aconteceu na Catedral, a Missa Solene de Abertura da Novena de Nossa Senhora da Luz, presidida por Dom Lucena e Concelebrada por Pe. Adauto, Mons. Luis Pescarmona, Pe. Marianldo, Pe. Valndilson e os Frades Capuchinhos. Contamos com devotos da Virgem Mãe, provindos das diversas comunidades da Catedral e Paroquias da Diocese.



quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Peregrinação da Imagem de Nossa Senhora da Luz

Dando continuidade a Peregrinação da Imagem de Nossa Senhora da Luz, em preparação à seu Novenário, hoje ela visitará a Área Pastoral Jesus Ressuscitado, permanecendo lá até amanhã, 23 de janeiro, dia em que será entre para a abertura do Novenário.

Caritas Diocesana

Hoje, 22 de janeiro de 2014, aconteceu na Cúria Diocesana, a reunião com a Coordenação de Caritas Diocesana, juntamente com os movimentos, Pastorais sociais e entidades desta Diocese. Com o objetivo de planejar as atividades para o ano 2014, tendo em vista os 20 anos de Caritas Diocesana.

Campanha Minha Matriz - Remígio-PB

 
Iniciada em setembro do ano passado, a Campanha Minha Matriz já esta movimentando não só o Município de Remigio, mas também as cidades circunvizinhas. O intuito desta campanha é angariar recursos para a reforma da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Patrocínio que nos últimos anos tem sofrido com a deterioração tanto da madeira que compunha o teto quanto à situação preocupante de suas paredes, ou seja, dotadas de várias rachaduras em diversos pontos.

Percebendo a situação crítica em que se encontrava a Matriz, o Monsenhor Nicodemos, Administrador daquela Paróquia, juntamente com os Vigários Pe. José Renato e Padre José Ednaldo resolveram tomar providencias para reforma deste grande templo que é dotado não só de um valor religioso, mas cultural, histórico e artístico para o povo remigense.

Logo no início da campanha foi formada uma Comissão composta por 20 pessoas que se dispuseram a tomar a frente desta grande obra que, hoje, envolve toda a Paróquia de Remígio com seus diversos Grupos, Movimentos e Serviços. Esta comissão tem como Presidente o Monsenhor Nicodemos e como Vice-Presidente o Padre José Renato; ainda é composta pelo casal coordenador, casal secretário, pela secretária adjunta, pelo tesoureiro, pelo engenheiro e por diversos conselheiros.

São diversos os modos pelos quais a Comissão tem conseguido juntar recursos para esta obra. As pessoas da comissão estão indo de casa em casa; foi aberta uma conta bancária, houve distribuição de envelopes, foi confeccionado um livro de ouro, como também foram confeccionadas camisas com o lema da campanha e que estão à venda em vários pontos da cidade de Remígio. 

As obras da Igreja Matriz estão indo de vento em poupa. Todas as madeiras velhas já foram retiradas da parte superior da Igreja como também os diversos reparos nas paredes já estão sendo feitos. No momento, a grande preocupação da Comissão é dar sustentabilidade a todas as paredes da Igreja no intuito de deixá-las com segurança.

É visível a força de vontade de cada remigense, cada paroquiano para ajudar nesse trabalho tanto com suas orações quanto com sua ajuda material. Afinal de contas, a fé em Deus e na intercessão sempre constante da Virgem do Patrocínio estão sempre a impulsionar a vida e o cotidiano do povo de Remígio, a ponto de repetirem com o salmista “ó Senhor, o zelo pela Tua casa me consome” (Sl 69, 10).

 Comissão Organizadora
 

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Criação da Paróquia São Sebastião – Pilõezinhos-PB


Na última segunda-feira, 20 de janeiro de 2014, Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena, Bispo Diocesano, presidiu a Missa solene de encerramento do Novenário de São Sebastião. Na ocasião por Decreto elevou a Área Pastoral São Sebastião a Paróquia São Sebastião, em Pilõezinhos-PB.




Paróquia São Sebastião de Araçagi, celebra 19 anos de Ereção Canônica


Nesta segunda-feira, 20 de janeiro de 2014, a Paróquia São Sebastião de Araçagi-PB, na vivencia do Novenário do seu Padroeiro celebrou o 19° ano de Ereção Canônica. Na oportunidade a Novena foi presidida pelo Pe. Severino Marques de Farias e concelebrada pelo pároco  Pe. Bosco.

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Encontro do Bispo Diocesano com os Seminaristas

Hoje, 17 de janeiro de 2014, às 09h da manhã o Bispo Diocesano Dom Francisco Lucena se reuniu com todos os Seminaristas da Diocese de Guarabira; os que residem em Guarabira, Campina Grande e em São Paulo, cursando a Filosofia, Teologia, Seminário Menor e Propedêutico como também os que já estão no período de estágio em algumas Paróquias da Diocese, este encontro teve a participação dos familiares de cada seminarista. Na reunião o Bispo frisou a importância da entrega total na causa do Reino de Deus confiada a Igreja, citando um pouco o discurso do Papa Francisco aos seminaristas e noviças da Diocese de Roma, onde o Papa exorta a prática da humildade e simplicidade no seguimento de Cristo. Dom Lucena expressou a sua alegria com todos os seminaristas falando da importância da oração na vida dos mesmos, lembrando que a oração deve está presente desde já para que no futuro como Padres possam dá testemunho de vida, diante disso fez menção a pratica da humildade.
Após o encontro, foi celebrada a Missa na Capela do Seminário Diocesano São José pelo próprio Bispo, concelebrada pelo Reitor do Seminário Padre Elias. Concluindo este momento com almoço no Seminário. Os familiares demonstraram a satisfação deste encontro e manifestaram para o Bispo a alegria de terem seus filhos trilhando e buscando alcançar a meta que o é o Sacerdócio.





 

Programação do Novenário de São Sebastião, em Araçagi.






quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Encontro com Seminaristas e Familiares

 No dia 17 de janeiro de 2014, às 9h – o Bispo Diocesano, o Reitor do Seminário e os Seminaristas visitarão o Hospital Regional de Guarabira, com a Imagem de Nossa Senhora da Luz. Às 10h – Reunião na Cúria Diocesana com os seminaristas e seus familiares. Às 11h30 – Missa. Encerrando – se com o almoço.

Festa de Nossa Senhora da Boa Viagem



Hoje, a Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem, em Alagoa Grande, dará início aos festejos alusivos à Padroeira, os alagoa-grandenses encontram-se na expectativa para celebrar mais um ano da tradicional festa de sua excelsa padroeira.   
                        
Serão dias de celebrações, reflexões e muita oração em comunidade. Queremos a exemplo de Maria, que esteve sempre atenta as necessidades do povo, suplicar ao seu Filho para que Ele derrame graças e bênçãos sobre todos, para que caminhemos na esperança de saúde digna para todos. A festa da padroeira expressa á grandeza de Deus na vida do seu povo, que por sua vez, responde na fé. É um tempo forte de evangelização e que também aproveitamos para fortalecer nossos laços fraternos de comunhão e participação.
 
Por isso, queremos convidar você e sua família, a participarem conosco dos festejos alusivos a nossa padroeira. A sua participação durante todo o novenário é importantíssima, pois tornará nossa festa muito mais bonita.                          

     Temos a certeza que a festa será linda porque contaremos com vossa presença.

Peregrinação da Imagem da Padroeira


Dando continuidade a Peregrinação da Imagem de Nossa Senhora da Luz, em preparação para celebrar a sua festa, hoje a Imagem chega aos Presídios: das 9h às 12h, no Presídio Central e das 14h às 16h, no Presídio João Bosco Carneiro, acompanhada por Dom Lucena, Pe. Adauto e a Pastoral Carcerária.

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

50 ANOS DA RESISTÊNCIA DE MARI


Nesta quarta-feira, 15 de janeiro de 2014, Dom Lucena, participa dos 50 Anos da agressão armada aos Camponeses, em Mari, que estando lavrando e semeando a terra, resistiram heroicamente à agressão armada pelos latifundiários.  

Reunião com as Pastorais Sociais


O secretariado de Pastoral, juntamente com a Coordenação Diocesana de Cáritas, vêm convidar os movimentos, pastorais sociais e entidades desta Diocese para uma reunião, no próximo dia 22 de janeiro de 2014, das 8h30 às 11h30, na Cúria Diocesana.

Com a finalidade de planejar as atividades para o ano 2014, tendo em vista 20 anos de Caritas Diocesana.

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Imagem de Nossa Senhora da Luz visita o Santuário e Memorial Frei Damião

No último domingo, 12 de janeiro de 2014, a Imagem de Nossa Senhora da Luz, visitou o Santuário e Memorial Frei Damião, acompanhada pelos Frades Capuchinhos, Jovens do EJC e fieis peregrinos.

Papa anuncia nomes dos 19 novos Cardeais, provenientes dos diversos continentes

Serão dezasseis os novos cardeais, provenientes de doze diferentes países, que Papa Francisco criará no Consistório de 22 do próximo mês de fevereiro, festa da Câtedra de São Pedro. A comunicação foi feita pelo próprio Papa, no final do encontro com os fiéis na Praça de São Pedro, para a recitação do Angelus…. São eles:

D. Pietro Parolin, italiano, Secretário de Estado;
D. Lorenzo Baldisseri, italiano, Secretário Geral do Sínodo dos Bispos;
D. Gerhard Ludwig Muller, alemão, arcebispo emérito de Regensburg, Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé;
D. Beniamino Stella, italiano, Prefeito da Congregação para o Clero;
D. Vincent Nichols, arcebispo de Westminster, Inglaterra;
D. Leopoldo Solorzano, arcebispo de Manágua, Nicarágua;
D. Gérald Lacroix, arcebispo de Québec, Canadá;
D. Jean –Pierre Kutwa, arcebispo de Abidjão, Costa do Marfim;
D. Orani Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro, Brasil,
D. Gualtiero Bassetti, arcebispo de Perugia, Itália;
D. Mario Aurelio Poli, arcebispo de Buenos Aires, Argentina;
D. Andrew Yeom Soo Jung, arcebispo de Seul, Coréia;
D. Ricardo Andrello, arcebispo de Santiago do Chile;
D. Philippe Ouédraogo, arcebispo de Ouagadougou, Burkina Faso;
D. Orlando Quevedo, arcebispo de Cotabato, Filipinas; e
D. Chibly Langlois, bispo de Les Cayes, Haiti.

A estes 16 novos cardeais, o Santo Padre quis unir também ao Colégio Cardinalício três arcebispos eméritos, que – disse – se distinguiram pelo seu serviço à Santa Sé e à Igreja:
- Mons. Loris Capovilla, de 98 anos, que foi secretário pessoal do Papa João XXIII;
- D. Fernando Sebastian Aguillar, arcebispo emérito de Pamplora, Espanha;
- D. Kelvin Felix, arcebispo emérito de Castries, Santa Lucia (Antilhas).

Ao dar este anúncio, Papa Franscico recordou que na sua diversidade de origens, os novos cardeais "representam a profunda relaçao eclesial entre a Igreja de Roma e as outras Igrejas dispersas pelo mundo"
Pediu também orações pelos novos purpurados, "para que revestidos das virtudes e dos sentimentos do Senhor Jesus, Bom Pastor, possam ajudar mais eficazmente o Bispo de Roma no seu serviço à Igreja universal.

quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Festa de São Sebastião, em Borborema.


A Área Pastoral Nossa Senhora do Carmo de Borborema, na Diocese de Guarabira - PB, celebra entre dos dias 11 a 20 de janeiro, a Festa religiosa do seu co - padroeiro, São Sebastião. A Festa religiosa é bastante participada pelo o povo em geral, tanto pelos borboremenses quanto pelas pessoas que estão visitando a cidade ou seus familiares neste período de férias. A cidade também celebra em Julho a festa da sua padroeira Nossa Senhora do Carmo, que é também muito especial para toda a Área Pastoral. Com o tema “São Sebastião Servo da Caridade, rogai por nossas famílias", que contempla o tema da última assembléia de pastoral diocesana, a festa religiosa quer ser uma oportunidade para unir todas as famílias borboremenses em torno da Fé como elemento pacificador e unificador das famílias e da sociedade.

Peregrinação da Imagem de Nossa Senhora da Luz

Ás 9h, desta manhã de terça-feira a Imagem de Nossa Senhora da Luz, saiu em peregrinação para AMECC, acompanhada por Dom Lucena, Pe. Adauto, as Irmã Lurdinas, o Grupo Nossa Senhora das Graças e outros grupos, sendo recebida com grande alegria por Pe. Geraldo e os meninos da AMECC.
 

 

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Criação da Paróquia São Sebastião – Pilõezinhos



No dia 20 de janeiro de 2014, as 17h30, Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena, bispo diocesano, preside a Missa solene de encerramento do Novenário de São Sebastião e Ereção Canônica da Paróquia São Sebastião.

terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Comunicado

Comunicamos que neste mês de janeiro de 2014, os funcionários da Cúria Diocesana de Guarabira estarão de férias coletivas. No período de 01 a 31 de janeiro de 2014, o expediente será reduzido: das 8h às 12h, presentes: Dom Lucena e Ir. Irenice.
 
Desejamos a todos um feliz Ano Novo e santas Férias!